Viajar pelo mundo: qual será seu próximo tipo de viagem?

Viajar pelo mundo não precisa ser um sonho distante e nós vamos te contar 5 tipos de viagem que podem te ajudar a realizar este sonho.

É comum nos dias de hoje sentir um desejo enorme de cruzar fronteiras para descobrir coisas novas e lugares diferentes. Viajar pelo mundo é o sonho de muita gente! Ainda mais neste momento em que sentimos uma certa necessidade de trocar de ares…

Além disso, viajar sempre foi e vai ser sinônimo de conhecer lugares, culturas e idiomas, de apreciar variadas formas de pensar e ver o mundo, de experimentar sabores diferentes e descobrir a si mesmo em meio a um ambiente desconhecido.

Viajar pelo mundo vai além de descansar ou desfrutar do conforto de um hotel. É aprender enquanto você explora, é observar o que a história nos conta e ver pessoalmente as maravilhas que a natureza tem para nos mostrar.

Há vários tipos de viagem que você pode planejar para começar a viajar pelo mundo. Fazer uma viagem de férias é uma das principais opções e a que sempre pensamos, mas sabia que existem outras opções que você pode explorar? Então vem com a gente e vamos começar a planejar qual tipo de viagem pelo mundo se encaixa contigo, de acordo com o seu perfil e sua alma aventureira. 

viajar pelo mundo - aeroporto internacional

Vamos te mostrar algumas formas de viajar pelo mundo para que você se inspire e descubra qual será seu próximo tipo de viagem!

1.Planejar bem suas próximas férias: hora de viajar pelo mundo!

Se você está estudando ou trabalhando, provavelmente tem um período de férias já pré-estabelecido. Às vezes não planejamos com antecedência o que queremos fazer em nosso próximo período de descanso, daí acabamos por fazer planos de última hora, gastando mais do que devíamos e, muitas vezes, voltando ao mesmo lugar de sempre. Mas que tal começar a planejar com antecipação sua próxima viagem, escolher a dedo seu próximo destino e aproveitar para conhecer um novo canto do mundo?

Primeiramente, é importante avaliar quantos dias de férias que você vai ter. Suas datas são flexíveis? Ou você tem a chance de escolher o período em que quer tirar férias? Ter em mente o tempo disponível, a época do ano e seu orçamento básico é fundamental pra começar a escolher quais são os destinos possíveis para a sua próxima viagem pelo mundo.

2.Planejar estudos no exterior

Uma outra forma de viajar pelo mundo é estudando. Sim, há muitos lugares onde você pode ir para estudar enquanto aprende uma outra cultura.

Acima de tudo, é importante ressaltar que uma viagem de estudos pode ser planejada em qualquer momento da sua vida! Você não precisa estar no colégio ou na universidade para estudar no exterior. Ainda que fazer um intercâmbio seja uma das principais opções que temos enquanto estamos na universidade há também outros tipos de estudo que você pode fazer no exterior, como cursos de idiomas que podem ter a duração de um mês ou até de um ano. Além destes, existem especializações e mestrados que podem ser presenciais, semipresenciais (virtual, mas com a presença necessária em algum momento) ou totalmente virtual (mas onde você pode escolher receber o diploma presencialmente).

Você sabia que diversas instituições, universidades e governos oferecem bolsas de estudo para que se possa estudar no exterior? Cada uma destas bolsas de estudo tem um requisito diferente. Não perca esta oportunidade e comece já a encontrar a sua!

Este tipo de viagem vai permitir que você fique em um outro país por um tempo maior do que a opção anterior e vai agregar à tua vida novas habilidades e conhecimentos! O que você está esperando para planejar sua próxima viagem pelo mundo estudando aquilo que você ama?

3.Fazer estágio no exterior

Assim como se pode viajar pelo mundo estudando, também se pode viajar através de um programa de estágio no exterior.
Atualmente, muitas universidades têm convênios com empresas e também com outras universidades em diferentes países onde oferecem trabalho a estudantes que estão realizando os seus últimos semestres de graduação.

Também existem agências como a GoAbroad e a Work&Travel que te auxiliam a conseguir estágios no exterior. Essas agências pedem que você cumpra alguns requisitos: tenha completado um mínimo de semestres na universidade ou que você esteja recém graduado e que tenha menos de 30 anos de idade.

Ao contrário das opções anteriores de viajar pelo mundo, fazer estágio no exterior requer um tempo maior de disponibilidade, afinal você vai ter que assumir a posição oferecida por um período entre 6 meses e 1 ano. Em compensação, haverá um salário te esperando no fim do mês!

4. Trabalhar em outro país

Agora, se o que você está buscando é que o seu próximo destino se transforme também na sua próxima casa, trabalhar em outro país é o tipo de viagem que você está procurando. Viajar pelo mundo não significa apenas sair de férias; pode também envolver seus estudos e sua vida profissional.

Quem nunca sonhou em adicionar uma experiência internacional em seu currículo enquanto aprende sobre outra cultura e outro estilo de vida? Assim como estudar e fazer seu estágio no exterior, trabalhar em um país diferente significa uma imersão profunda na cultura estrangeira. Se você está considerando essa opção, lembre-se que você precisará de pelo menos 6 meses ou um ano de disponibilidade para viver em outro país, dependendo do contrato que consiga.

Há várias agências de recrutamento e portais de seleção profissional que oferecem vagas de emprego em empresas que procuram estrangeiros pela sua capacidade técnica específica ou onde a nacionalidade simplesmente não é uma limitação. Você pode aplicar para esses empregos nestes portais e procurar oportunidades em redes sociais como o LinkedIn. Além disso, você pode contactar a empresa dos seus sonhos através do website ou rede social e aplicar para trabalhos que estejam disponíveis nestas empresas e que se encaixem com seu perfil profissional.

E se você não preencher todos os requisitos? Lembre-se que esta é uma jornada de médio e longo prazo. Você ainda terá tempo para se preparar mais, estudar e adquirir as habilidades que a empresa está procurando no mercado.

Há uma enormidade de empresas procurando perfis diferentes por todo o mundo, com determinação e foco você vai encontrar a oportunidade certa para você!

5. Guardar dinheiro para a viagem dos sonhos

Finalmente, nossa última maneira de viajar pelo mundo: guardar dinheiro e planejar uma longa viagem.

Esse tipo de viagem deve ser mais planejado, pois requer mais tempo e um orçamento maior. Atualmente, muitas pessoas viajam por temporadas mais longas, o que lhes permite conhecer melhor um lugar e seus arredores. Pense assim: Ir para um país distante é uma oportunidade incrível. Mas e se a viagem não fosse de apenas duas semanas, mas de vários meses? Assim, você teria a possibilidade de explorar não apenas um, mas vários países ou cidades com diferentes culturas. Uma experiência única!

Mas vamos com calma! Porque para fazer uma viagem longa e com o roteiro dos seus sonhos, você precisa economizar um belo dinheirinho e planejar bem: revisar destinos, criar um itinerário base e, o mais importante, calcular o orçamento.
“E como garantir que eu vou ter dinheiro suficiente por toda a viagem?”
Essa é a pergunta mais frequentemente quando estamos planejando uma viagem muito longa. Se por um lado não há como ter certeza de que o dinheiro guardado conseguirá te manter viajando por todo o tempo desejado, por outro lado existem muitas maneiras de financiar sua viagem: trabalhar on-line, fazer trabalho voluntário em troca de estadia e/ou alimentação, aplicar para vagas de trabalhos temporários, etc…

Para saber mais sobre como financiar uma viagem de longo prazo, visite nosso artigo sobre as 5 melhores maneiras de ganhar dinheiro viajando pelo mundo.

Prepare-se pra viajar!

“Sou louco pra mudar de vida e viajar pelo mundo!”
Você com certeza já ouviu alguém dizendo isso.
Ou será que foi exatamente isso que você pensou ontem a tarde?
Pois essa é uma daquelas frases que, apesar de curtas, carregam uma enormidade de sensações; um misto de ansiedade, sonho e  medo.
A verdade é que um mundo interconectado, como este em que vivemos hoje, está cheio de oportunidades! Sair para explorar e viajar pelo mundo só depende de você e das suas escolhas!

No Viajando Fácil, vamos te mostrar que, com um bom planejamento, você pode fazer isso e muito mais!

Se você gostou do nosso artigo, deixe seu comentário dizendo qual será o seu próximo tipo de viagem? 

Blog

Viajar barato: 6 segredos para economizar

Viajar barato: conheça os 6 segredos para economizar em sua viagem Vamos te mostrar os 6 segredos para viajar barato, escolhendo as melhores opções de mercados e sem sacrificar a qualidade de suas férias! 

Destinos

Florianópolis

Conhecida por suas belezas naturais, “Floripa” é uma das cidades brasilieras mais procuradas por turistas! Venha conhecer mais desta linda cidade com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *