Viajando Fácil

– O Mundo em uma Mochila – 

Escolha seu próximo destino de férias em 5 passos

Viajar é fantástico, mas quando se tem muitas opções em mente, às vezes fica difícil escolher o lugar certo para visitar. Com estes 5 passos que selecionamos, você vai poder escolher o seu próximo destino de férias de maneira fácil e objetiva.


Quando começamos a buscar pelo nosso próximo destino de férias, é comum termos um misto de emoções: ansiedade, felicidade, curiosidade e até aquela vontade louca de largar tudo e ir conhecer o mundo. A cada foto, comentário e recomendação vamos ficando mais animados com a possibilidade de viajar porém mais confusos sobre qual é a viagem certa a fazer.
 

Mas não se preocupe! Isso é mais comum do que você imagina. Por isso, nós do Viajando Fácil decidimos facilitar as coisas para você. Quer escolher seu próximo destino de férias de maneira mais fácil e ordenada? Veja abaixo os 5 passos importantes que você deve tomar para escolher seu próximo destino de viagem: 

Passo #1

Defina o tipo de lugar do seu próximo destino


Assim que você começa a pensar em viagem, logo vem em mente um monte de cidades e países que você quer conhecer. Mas já parou 
pra pensar que um dos principais fatores pra escolher sua próxima viagem é o que você que fazer durante as férias? Se você começar a separar as possibilidades através de tipos, já será um ótimo começo de planejamento: 

Qual é o tipo de cenário que você quer? Praia? Montanha? Campo? Cidade grande? Interior? Um destino histórico?  
Qual é o tipo de atividade que você quer fazer no lugar? Praticar atividades físicas? Curtir uma balada? Visitar pontos turísticos? Aproveitar pra relaxar? 

Ao selecionar os tipos de cenário e os tipos de atividades, você estará bem mais perto de encontrar seu próximo destino. 

Passo #2

Escolha a época da sua viagem


Agora que as coisas ficaram mais claras quanto ao tipo de lugar que 
você quer viajar, está na hora de revisar a época do ano em que você está planejando esta viagem. Afinal, você não quer viajar para uma praia em época de chuva e frio, né? Nem planejar uma viagem dos sonhos a uma estação de esqui e perceber que chegou fora da temporada de neve. 

Estações

Vamos começar pelo básico: no hemisfério sul, o verão começa em Dezembro e termina em Fevereiro. Logo, o inverno está entre os meses de Junho e Agosto. No hemisfério norte, é o oposto: verão entre Junho e Agosto e inverno entre Dezembro e Fevereiro. Já os países mais próximos a linha do Equador, tem as estações de ano um pouco menos definidas, com uma temperatura que tende a se manter mais constante.  

Temporadas de Turismo

Além disso, se informe sobre os períodos de Alta e Baixa temporada no lugar escolhido. Na Alta temporada, o destino estará mais cheio de visitantes, com menos opções de hotéis e vôos disponíveis – o que certamente afeta o preço. Mas cuidado com promoções de baixa temporada. Lembre-se que há um motivo pelo qual uma determinada época não atrai tantos turistas. 

Pronto! Agora que você já escolheu o tipo de destino ideal e já sabe qual é a melhor época pra visitar de acordo com a sua disponibilidade, está na hora de dar mais um passo.  

Passo #3

Selecione os possíveis países e cidades 


Enfim chegou o momento de selecionar as cidades e países que 
você vai visitar durante suas próximas férias. Nesta etapa, o objetivo é encontrar 2 ou 3 opções que se encaixem nos requisitos anteriores. 

Escolha um continente e comece a explorar 

Na América do Sul, você pode ir às praias da Colômbia ou do Caribe. Visitar marcos históricos no Peru. Conhecer vinícolas do Sul do Brasil ou do Chile. Ver um festival de teatro em Buenos Aires ou em São Paulo… 

Se o destino é a Europa, você pode ver os grandes pontos turísticos em Londres, Paris e Barcelona. Pegar uma praia no sul da Itália e Mediterrâneo. Andar de bicicleta por Amsterdam… 

Se você pensa em ir mais longe e por mais tempo, quem sabe a Ásia não é o seu destino? Já pensou nas belíssimas praias da Tailandia? Ou em caminhar pela Muralha da China? E fazer Yoga do lado do Taj Mahal? 

Opções não faltam! Tente selecionar 2 ou 3 opções apenas e vamos juntos pro próximo passo. 

Passo #4

Defina a duração da viagem para fazer o itinerário 


A duração da sua viagem e o itinerário dependerão do tempo que você terá disponível e da sua flexibilidade para viajar – sem deixar de lado o seu orçamento, que veremos com mais detalhes no próximo passo.
 

Tempo Disponível

Se você tem poucos dias disponíveis, é melhor que você escolha um destino mais próximo do seu local de residência. Se você tem algumas semanas para poder viajar, já é possível estudar um destino mais longe e com um itinerário maior. 

Flexibilidade de Datas

Uma viagem com maior flexibilidade de datas te permitirá encontrar melhores preços, mais destinos que se ajustem a sua preferencia e poderá descobrir mais cidades. No entanto, se você não tem muita flexibilidade de datas mas pode planejar sua viagem com vários meses de antecipação, também poderá encontrar boas ofertas que se adaptem ao que está buscando.

Itinerário

Uma vez que você definir a quantidade de dias da sua viagem, já sabendo quais são os 2 ou 3 destinos possíveis, anote quais as principais cidades de você gostaria de incluir no roteiro e revise as atividades que você quer fazer em cada uma. Veja se há algum lugar diferente pelo caminho, que você possa visitar se tiver um tempinho extra e adicione ao seu itinerário. Leve em consideração as distâncias internas e o tempo de deslocamento necessário. 
Lembre que há cidades que são muito grandes e com várias atividades para se realizar. Às vezes vale a pena conhecer bem uma cidade que tenha muito a oferecer, ao invés de ter um roteiro com muitos deslocamentos entre cidades.  

Uhuuu! Agora você já sabe o tempo que vai ter pra viajar, os 2 ou 3 destinos principais para sua próxima viagem e as cidades a incluir no roteiro, com as atividades a realizar. Vamos ao último e derradeiro passo: gastos e orçamento. 

Passo #5

Avalie os possíveis gastos e estabeleça um orçamento


Como mencionamos anteriormente, este é o passo 
definitivo, porque escolher seu próximo destino não depende apenas do seu desejo, mas de suas possibilidades. 

Para calcular os gastos, lembre-se de somar: 

Compare os preços e revise as opções disponíveis nas datas que você planejou. Assim você terá uma visão mais completa do que serão seus gastos e poderá adequar as opções ao seu orçamento. 

Temos certeza que ao completar este quinto passo, você terá uma visão muito mais completa e objetiva das opções que você tem para escolher seu próximo destino de maneira mais fácil.

Quer continuar se inspirando com a gente? Visite a seção Fora da Rota! 
Uma das nossas seções favoritas, sempre mostrando um destino pouco famoso, mas muito interessante. 

Deixa um comentário pra gente! 
Queremos muito saber qual é seu próximo destino! 

E não deixe de se conectar com o Viajando Fácil pelas redes sociais!