Quer ver cangurus e coalas na Austrália? Em Sydney você pode fazer isso.
Para começar, quero dizer que a Austrália é composta por 6 estados, cada um independente com suas leis e normas. Sydney faz parte do estado de Nova Gales do Sul (NSW), é uma das principais cidades da Austrália e a mais antiga do país. Foi um assentamento da primeira colônia britânica e hoje é a maior e mais populosa cidade da Austrália. Fica a 3 horas de Canberra, a capital do país.
Nesta cidade estão localizados lugares espetaculares e atrações internacionalmente conhecidas que valem a pena visitar, como a Opera House, Harbour Side e a Harbour Bridge (em breve escreverei mais sobre essas atrações imperdíveis de Sydney).
Para continuar, quero dizer por que escolhi Sydney e não outras cidades conhecidas como Brisbane, Gold Coast, Melbourne, Perth, entre outras. A escolha não foi tão fácil na hora de decidir qual cidade estudar e trabalhar, pois cada cidade tem suas coisas interessantes, todas elas são lindas e têm muito o que conhecer. No entanto, depois de pesquisar e ler muito sobre a Austrália, escolhi Sydney por uma série de razões. Uma delas é que é uma cidade cosmopolita e multicultural. Aqui você pode encontrar pessoas de todas as nacionalidades.
Outro motivo foram as paisagens e atrações, que eu conheço cada vez mais. Além das que eu nomeei anteriormente, existem vários cenários únicos para ver por aqui, como falésias, parques naturais, florestas, praias e alguns lugares onde você pode praticar esportes radicais. Tudo em um só lugar. Na cidade em si existem várias lindas praias e, por estar na costa, só sair 20 minutos da cidade para encontra outras praias lindas.
Vale esclarecer que, em geral, Sydney é uma cidade muito cara! Na verdade, ela é listada como uma das 10 cidades mais caras do mundo. No entanto, apesar de ser uma cidade tão cara, abre as portas para todas aquelas pessoas que querem vir para um passeio como turistas ou como no meu caso para estudar e trabalhar 20 horas por semana (máximo permitido legalmente para estudantes estrangeiros). E aqui está minha outra razão pela qual escolhi Sydney, por ser uma das cidades australianas com mais ofertas de emprego. Em outras cidades você também pode trabalhar se você tiver um visto que o permita, mas pode ser que demore um pouco mais. Geralmente, trabalhar por estas 20 horas permitidas é suficiente para pagar comida e aluguel.
Quer saber mais sobre como a Stephania começou sua jornada na Austrália?
Bem, agora vamos falar um pouco sobre os animais daqui? Aqui, em Sydney e nos arredores, você encontrará uma flora e fauna muito diversificadas, única para este continente, a Oceania. Você vai se surpreender com tantos animais raros e exóticos que você pode ver aqui. Na verdade, é uma das principais atrações do país. Cangurus e coalas fazem parte desta interessante fauna, e são dois dos animais mais conhecidos e representativos da Austrália. É por isso que vou falar sobre eles.
Quando cheguei à Austrália depois de muitas milhas e horas de voo, além dos muitos objetivos que eu queria alcançar, um dos meus sonhos era conhecer esses animais magníficos. No entanto, eu me perguntava se seria fácil encontrá-los em seu habitat ou se eu teria que ir a um lugar especial ou zoológico para vê-los.
Bem, eu lhes confirmo que cangurus e coalas podem ser encontrados ao ar livre em todo o país, geralmente em parques naturais e florestas. Coalas vivem em florestas de eucalipto, no entanto, estes são mais difíceis de ver porque ficam na parte superior das árvores na maior parte do tempo.
Os cangurus sempre me chamaram à atenção, pois são grandes e capazes de saltar até 3 metros de altura e atingir velocidades de até 70 km/h. E os Coalas, por sua vez, pareciam muito meigos para mim, porque parecem ursos abraçados às árvores (a propósito, você sabia que os coalas não tem nenhum parentesco com os ursos?), dormem 20 horas por dia e se alimentam nas 4 horas restantes.
Há um parque natural chamado “Morisset Park” Localizado ao norte de Sydney, 1 hora e 30 minutos de carro ou 2 horas e 30 minutos de trem. É possível chegar de trem (o preço base é de AUD $ 3,50 e aumenta de acordo com a distância que você viaja) e depois pode pagar 3 dólares para um transporte local e chegar mais perto do parque.
Dica do VF
E aqui vai uma dica para quem planeja vir para Sydney, aos sábados, domingos e feriados o transporte público opera com tarifa única. Trem, balsa e ônibus custam AUD $ 8.05 para quantas viagens você quiser durante um dia, ou seja, você só paga uma vez para usar qualquer meio de transporte público. Então não há desculpa para visitar e conhecer Sydney e seus arredores.
Em Morisset Park você encontra não só um canguru, mas você pode ver toda a família. De diferentes tamanhos, idades, sexo e se você tiver sorte, até a mãe canguru carregando seu bebê no marsupial. Este parque é completamente aberto, você não precisa pagar entrada ou qualquer coisa. Lá os cangurus estão em seu habitat natural e o parque é famoso por ter vários deles pulando livremente por toda a extensão desta reserva.
O governo implementou várias medidas para proteger os cangurus. Eles costumavam ser alimentados com cenouras e bananas, mas agora eles só podem ser hidratados. Por isso, recomendo que você traga água para que você possa hidratá-los. Eles naturalmente se aproximam de você quando você está no parque e você pode acariciá-los, tirar fotos e selfies, mas sempre com cautela. Embora geralmente não sejam agressivos e estejam acostumados a ver pessoas, vale a pena lembrar que eles são animais selvagens e vivem na floresta, então é possível que eles briguem entre si por território ou reajam a alguma coisa que eles vejam como ameaça. Estou te dizendo isso porque um deles arranhou minha perna na minha segunda visita por ciúmes de um outro canguru. Nada sério, mas vale ter cuidado.
Como é um parque natural, ao ar livre, é totalmente gratuito e não há guias ou cuidadores de animais, então você assume total responsabilidade. É uma experiência muito bonita e encantadora, pois ver cangurus em seu próprio espaço desfrutando da natureza não tem preço. Se estiverem em Sydney, precisam conhecê-lo!
Dica do VF
Antes de ir ao parque verifique a previsão do tempo e prepare-se com o que você precisa, e confira se o parque está aberto, uma vez que fecham por determinados períodos. Então verifique se ele está aberto antes de ir e quando você tirar uma foto lá compartilhe com #viajandofacil.
E por fim, os coalas! Eles também podem ser vistos em diferentes lugares, ao ar livre. Como eu disse antes, eles vivem nas florestas de eucalipto, então ao viajar por estradas aqui, há lugares onde as placas de trânsito avisam sobre a presença de coalas. Nestes lugares você pode vê-los em cima das árvores geralmente dormindo, abraçando-as. Eles podem ser facilmente reconhecidos por seu corpo robusto e sem cauda, cabeça grande com orelhas redondas e peludas e nariz grande em forma de colher. Eles medem entre 60 e 85cm, pesam de 4 a 15kg e sua pele é áspera, grossa e à prova d’água, por isso são mantidas secas.
Esses animais vivem nas áreas costeiras das regiões leste e sul da Austrália. Eles são uma espécie protegida pelo governo australiano por serem vulneráveis. Na verdade, um dos grandes perigos que enfrentam são os incêndios florestais porque são encontrados nas copas das árvores, seus movimentos são lentos e as árvores de eucalipto pegam fogo rapidamente.
O estado ao qual Sydney pertence, Nova Gales do Sul, tem várias leis ambientais e medidas de proteção para sua conservação. Então, se você quiser vê-los de perto, sugiro que vá a lugares onde eles permitam que eles os tenham sob as condições certas para sua sobrevivência e conservação, como parques ou zoológicos. Lá você pode vê-los dormindo abraçando as árvores, tirar uma foto e se você tiver sorte você verá algum acordado comendo uma folha de eucalipto. Alguns lugares que recomendo são Wildlife Zoo, Taronga Zoo ou Featherdale Wildlife Park que é um pouco mais isolado da cidade. Em todos estes você encontrará coalas e cangurus.
E bem, além de cangurus e coalas, há muito mais animais para conhecer aqui na Austrália, como wombat, wallabee, o ornitorrinco, o demônio da Tasmânia, emu, os bandicoots ou bilbies, o dingo, entre outros.
Vou continuar falando mais sobre a Austrália aqui no Viajando Fácil. Então, se você gostou desse post, pode nos escrever nos comentários que tema você estaria interessado em saber sobre esse lindo país da Oceania.
Gracias por la información tan completa sobre koalas 6 kanguros esta muy clara sobre donde encontrarlos, su habitad , forma de llegar y reglas a seguir para estar con ellos, como experiencia única realmente vale la pena estar allí para vivirla gracis Stephanie por escribir sobre tus vivencias en Australia y gracias a viajandofacil_es por el post!!!!
Muy bonita historia, sigue contandonos mas experiencia de australia, es un pais muy bonito e interesante, gracias a viajandofacil.com por permitirnos concer estas ecoeriencias.