Tom Yum Goong

Um dos pratos mais característicos da milenar comida tailandesa, esta sopa de sabor ácido marcante é sinônimo de comida caseira por toda a Tailândia. Assim, há uma enormidade de receitas por aí, cada uma delas com uma pitada regionalista que trás o sabor do Tum Yum mais para perto das lembranças de cada família. Para escrever aqui no sabores, o Viajando Fácil experimentou muitas receitas diferentes e é difícil escolher a melhor!

Mas para que vocês possam fazer um Tom Yum à sua própria maneira, vamos mostrar a receita base de um Tom Yum Goon! Adaptamos alguns ingredientes para ficar mais fácil de fazer de acordo com o que temos disponível em nossos mercados.

Ingredientes básicos:

  • 10 Camarões Grandes Inteiros (você vai usar as cabeças)
  • 4 cebolas bem pequenas (na receita original, se usa cebolas roxas)
  • 3 talos de Capim Limão (na receita original, se usa lemongrass)
  • 3 colheres de sopa de molho de peixe tipo Nam Pla
  • 4cm de gengibre fatiados (na receita original, se usa raiz galangal)
  • 3 colheres de sopa de limão espremido (sem polpa)
  • 3 colheres de chá de raspa de limão (na receita original são 4 folhas de limão kaffir)
  • 6 cogumelos grandes cortados em pedaços grandes
  • Pimenta malagueta a gosto
  • 1 colher de coentro
  • 1 litro de água.

Hora de preparar seu Tom Yum Goong:

  1. Limpe os camarões. Retire o intestino e as pernas. Remova a cabeça do camarão e limpe-as por dentro, mas não as descarte.
  2. Amasse as cebolas. Não é pra moer as cebolas, tá? Apenas para quebrá-las.
  3. Coloque a água em uma panela junto com um talo de capim limão e as cebolas amassadas.
  4. Assim que atingir o ponto de fervura, adicione os 10 camarões limpos. Deixe-os na panela por 15 segundos apenas e os retire, deixando em uma vasilha separada. Você quer que eles estejam apenas meio prontos.
  5. Adicione as cabeças limpas dos camarões na panela e mexa constantemente até que elas fiquem com uma cor alaranjada. Isso deve levar no máximo 3 minutos.
  6. Com o auxílio de uma peneira, retire todo o líquido da primeira panela. Este líquido será a base da nossa sopa.
  7. Coloque todo o líquido retirado em uma panela. Adicione os 3 talos de capim limão cortados em pedaços de 4 cm, o gengibre fatiado e o cogumelo cortado. Adicione as 2 colheres de sopa de molho de peixe. Cozinhe até que os cogumelos estejam prontos.
  8. Retorne com os camarões para a panela e lembre de colocar em fogo baixo. A base da sua sopa está pronta. Agora é hora de temperá-la:
  9. Adicione uma colher de molho de peixe, 3 colheres de sopa de limão espremido, 3 colheres de chá de raspa de limão, pimenta e coentro.

Agora vem a parte mais difícil: tente não comer a receita toda! Sim, chame alguém para dividir esta delícia da culinária tailandesa contigo e nos conte depois como ficou a sua Tom Yum.

Existem mil sites de receitas por aí, mas um que eu adoro quando se trata de comida Thai é o thaifoodmaster.com . As receitas lá estão em inglês e em thai, mas a gente sempre vai trazer alguma coisa gostosa aqui para vocês.

E pra quem estiver Viajando Fácil pela Tailândia, não deixe de visitar o Restaurante do Tum (www.tumzphuket.com). Um dos melhores Tom Yums de todos os tempos!

Photo Credits: Food photo created by jcomp – www.freepik.com

2 resposta

  1. Vocês estão de parabéns! Fiz a receita e foi um carinho na mente ,lembranças da minha viagem pra Tailândia vieram de imediato ,além do sabor delicioso que é este prato !
    Parabéns!!!!!

    1. Oi Raylla! Fico feliz em saber que a receita lhe trouxe boas lembranças de Phuket! E obrigado pelas fotos do seu Tum Yum! Já, já coloco nas nossas páginas pra inspirar o pessoal a fazer em casa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *