Viajando Fácil

– O Mundo em uma Mochila – 

Viajando Fácil

Minha História em Floripa

Um breve passeio pela Ilha

Eu tive o prazer de viver dois anos na “Ilha da Magia”. Vai ser difícil resumir todas as minhas experiências e lugares favoritos neste lugar lindo, mas vou tentar. 

Florianópolis é um lugar muito tranquilo e seguro. A vida se move em um ritmo mais relaxado do que o de uma cidade grande e é muito agradável para os turistas na temporada de verão. 

Nossa praia favorita é a Praia Mole, sua areia é macia, sua água é azul profundo e o ambiente é muito agradável. Mais ao sul, nesse mesmo lado da ilha, estão Joaquina e Campeche. Em Joaquina eles fazem eventos de surfe e tem também as famosas dunas onde se pode praticar sandboard (que por sinal é muito divertido). Já Campeche é uma praia que também gostamos por sua extensão e grande movimentação. Logo em frente a praia do Campeche, fica a Ilha de Campeche. Para ir até lá é preciso pegar um barco saindo da Barra da Lagoa, de Campeche ou da Armação. É uma ilha muito agradável e a água é super clarinha, mas atenção, porque a ilha só é aberta durante o verão e não há restaurantes ou qualquer vendinha em toda a ilha, por isso, se você planeja uma visita leve água, protetor solar e comida para lanche. Não posso deixar de fora, as piscinas naturais da Barra da Lagoa que têm uma beleza única e para chegar lá é tranquilo. Muitos lugares fascinantes! 

Por outro lado, a Lagoa da Conceição é uma “cidade pequena” feita para turistas. Eu pessoalmente gostei muito de ir com amigos para essa área de Floripa. A região tem ótimos restaurantes de frutos do mar, na Avenida das Rendeiras, e uma vida noturna bem eclética. Durante as tardes de sábado e domingo alguns restaurantes colocam as mesas em frente à lagoa e promovem apresentações de música ao vivo. Muitas pessoas se sentam para ver o sol se esconder atrás das montanhas e desfrutar da atmosfera. É mágico! 

Ao norte da ilha fica Jurerê International, uma área que ficou famosa por ser o destino de férias de jogadores de futebol e artistas brasileiros. É um bairro de casas grandes e elegantes que está de frente para a praia. Também um lugar com os melhores hotéis e resorts, restaurantes, bares e clubes para festas. O P12, por exemplo, é um “beach club” com piscina, jacuzzis, bares e restaurante, que realiza shows nacionais e internacionais com os melhores DJs e artistas. Fica ao lado da Fortaleza de São José da Ponta Grossa, construída no século XVIII para defender o litoral catarinense. Também é um lugar muito agradável para conhecer. 

Em uma área mais central da cidade, fica a famosa Avenida Beira-Mar, que é um corredor muito frequentado para caminhadas e exercícios. Eu adorava patinar por todo o calçadão. Muitas pessoas vão todos os dias correr, patinar ou apenas admirar a paisagem de frente para o mar, contrastando com os edifícios altos que se destacam na área. A partir dali você já pode ver o continente, que pode ser alcançado através da Ponte Hercílio Luz, a ponte de suspensão mais longa do Brasil, e a segunda mais longa da América Latina. 

Mais ao norte dessa área, no lado oeste da ilha, está Santo Antonio de Lisboa. Eu realmente gosto deste lugar porque tem um ar histórico de vila colonial. No mar você pode ver barcos de pescadores e na área não há edifícios, apenas casas. Ao longo do litoral há bares e restaurantes com opções gastronômicas para todos os gostos. Indo um pouco mais ao norte você chega a Sambaqui. Nesse bairro, descobri com alguns amigos a casa do SambaAqui, um lugar perfeito para os amantes do samba e forró. Mas se você não sabe dançar esses ritmos, não se preocupe. Nesse lugar eles dão aula grátis para começar a festa. Ótimo, não acha? Eu fiz aula com meus amigos e aproveitamos a noite toda! 

Outro lugar em que eu costumava ir muito para fazer compras e desfrutar do ambiente histórico, é o mercado público que está localizado no centro de Floripa. Há restaurantes com bons frutos do mar e música ao vivo. Ali, ao redor, há várias lojas com souvenirs de Florianópolis. Vale lembrar que as lojas do centro de Floripa ficam abertas de segunda a sexta-feira, das 7hrs às 19hrs, e aos sábados até as 14hrs. A partir das 13hrs de sábado, tudo no centro começa a fechar e aos domingos não tem movimento (fui em um dia que estava todo fechado e acredite, não existe uma alma viva pela cidade… hahaha). 

Aproveitando que estou falando do centro da cidade, há um restaurante típico que a gente gostava muito de ir com os amigos aos sábados, pois lá eles fecham a esquina, colocam as mesas na rua e convidam um grupo para tocar samba ao vivo. O restaurante se chama Canto do Noel. O ambiente é muito divertido e agradável. As pessoas dançam samba ao redor do grupo musical, a feijoada é deliciosa (há também outras refeições, mas se você está no Brasil você deve experimentar a feijoada), e você pode ficar a tarde toda por ali, enquanto o sol se põe, bebendo cervejas ou caipirinhas ao ritmo do samba. Nada mal, não é? 

Por fim, também pude curtir o Carnaval do Brasil em Florianópolis. Como em outros lugares do Brasil, há eventos por toda a cidade e as pessoas se fantasiam e saem pelas ruas nos “blocos” ou “bloquinhos”, sempre com muita música e bebida. É uma loucura! Recomendado para quem gosta de multidões e festas de rua, ao ar livre. Também fui ao Sambódromo onde se apresentam as escolas de samba com “bateria” e fantasias de carnaval. Um evento cultural fantástico, com boa energia e você poderia até dizer que é uma pequena versão do desfile do Rio de Janeiro.  Vale a pena viver a experiência! 

Você gostaria de visitar esse lugar mágico no Brasil? Já ouviu falar de Florianópolis antes? O que você sabe sobre a cultura brasileira? Deixe-nos seu comentário abaixo e siga-nos nas redes sociais para continuar descobrindo lugares mágicos e fascinantes ao redor do mundo. 

2 Responses

  1. Muy bonita historia, gracias por llevarnos a conocer todas esas maravillosas playas de verdad las disfrute mucho en especial mole, juaquina y la goa, los sitios y las comidades de esos diferentes lugares que mencionas son excelentes, estoy seguro que volvere a ojo cerrado, pues floripa me encanto!!!, para mi fue un sueño convertido en realidad, muchas gracias por recordarme lo especial y fabuloso que pase,definitivamente el post de viajandofacil.com es muy interesante.

    1. ¡Gracias! La idea es poder compartir esos hermosos lugares con otras personas para que planeen los lugares que quieren visitar con anticipación ;).
      Tips y lugares interesantes siempre en nuestras publicaciones, ¡no te los pierdas!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *