Estudando na Áustria: Bem-vindo ao mundo de Schnitzel, Dirndl e Lederhosen!
Há alguns anos decidi fazer meu duplo diploma na Áustria, pois a universidade onde estudei (Universidade do Rosário, em Bogotá) permite essa opção. Na Colômbia, estudei Administração Internacional de Empresas e a suplementei com um duplo diploma em Vendas Globais e Marketing na Upper Austria University of Applied Sciences, na cidadede Steyr. Essa decisão se provou uma das melhores da minha vida.
Paula em Steyr, na Áustria.
A Áustria é o coração da Europa, é um país conhecido por sua riqueza cultural, suas belas paisagens, seus invernos frios e sua excepcional qualidade de vida. Cheguei em janeiro, no meio do inverno. Embora eu já tivesse visitado a Europa no inverno, o quadro muda muito quando você decide viver e se acostumar com o frio. Nada que um bom casaco, meias, camisetas térmicas, e um fone de ouvido não pode consertar!
Inverno em Hallstatt, Áustria
Quando cheguei, logo me apresentei na embaixada colombiana em Viena. Essa é uma boa dica para as pessoas que vão viver por um tempo fora de seu país, uma vez que você deixa sua estadia registrada e poderá contar com o auxílio da embaixada se você precisar. No meu caso, por exemplo, quando me formei, o Cônsul da Colômbia foi até à formatura.
Alguns dias depois da minha chegada, uma pessoa me pegou em Viena. Era um colega da Universidade da Áustria que foi designado a me receber antes mesmo da minha viagem e me deu muitos conselhos antes, durante e depois da minha estadia no país, na verdade Lucas é agora um dos meus melhores amigos.
Como em qualquer intercâmbio cultural, no início há um choque de culturas e a melhor coisa que podemos fazer é assimilá-la, aceitá-la e respeitá-la, é claro, sem perder nossa essência e cultura nativa. Os austríacos são muito pontuais e a impontualidade realmente os perturba. Isso me custou muito no início, pois sempre relaxada com horários, mas me ensinou a dar importância ao tempo, especialmente ao dos outros.
Lucas Rössler, foi designado para me dar as boas vindas e se tornou um dos meus melhores amigos na Áustria
Agora vou te contar um pouco sobre minha experiência na faculdade. Em primeiro lugar, as aulas sempre começam na hora, e mais, elas podem começar mais cedo do que o esperado, por isso a pontualidade é muito importante.
Por outro lado, na Colômbia estamos acostumados a ter horários fixos de aulas ao longo do semestre, ou seja, sabemos que todas as terças-feiras às oito da manhã temos a mesma classe ou assunto atribuído, mas na Áustria é diferente. As aulas são divididas no semestre de forma diferente, você começa com uma matéria atribuída por duas semanas seguidas, intensamente, e você termina. Então você continua com as outras coisas e assim por diante. A vantagem é que se pode focar completamente em certos assuntos e, em seguida, tomar o seguinte.
Estudantes internacionais na universidade.
Em algumas universidades austríacas, a qualidade acadêmica dos colombianos é reconhecida. Pelo menos na minha universidade, professores sempre disseram que os colombianos são muito bons alunos, e sempre temos as melhores notas, junto com os asiáticos. Isso, sem dúvida, é uma vantagem e eu estava orgulhoso de saber.
Sala de aula na universidade.
Na verdade, as aulas não são tão complexas, os exames são muito teóricos. Com base na minha experiência, para obter uma boa nota bastava memorizar as anotações de sala de aula, pois os exames são tão teóricos que só faltavam perguntar a página ou o número da página onde um determinado conceito apareceu no livro. Na verdade, os alunos austríacos ao final de cada exame sempre mencionaram a famosa “bulimia acadêmica”, ou seja, todas as informações armazenadas para o exame são esquecidas imediatamente após sua solução.
Falando em diferenças culturais, algo que me impressionou muito nas aulas é que no final de cada uma, os estudantes “aplaudem” de uma forma peculiar, tocando a mesa com os dedos como se estivessem batendo na porta para alguém abri-la. Os professores nunca são importunados, quando lhes dirigiam a palavra, faziam com grande respeito e se sentiam incomodados com qualquer impontualidade (embora estejam cientes dos costumes latinos de se atrasarem).
O lugar típico das reuniões estudantis é o Mensa, ou seja, o refeitório, onde você também pode sentar e pedir as cervejas que quiser antes da aula. O Mensa oferece pratos típicos austríacos diariamente a um custo moderado, embora na realidade seja melhor cozinhar com amigos de intercâmbio, já que a comida é muito cara. Falando em comida típica, você deve experimentar o Schnitzel, um bife fino de carne empanada; o Kaiserschmarrn (Panquecas doces quebradas),o Marillenkn-deln (almôndegas de damasco)e o Rindsuppe (Sopa de Carne).
As melhores experiências que tive foram com todos os meus colegas de classe, tanto com os austríacos quanto com todo o grupo internacional. Embora se diga que os austríacos, como os alemães, são muito frios e distantes, poder estar em um ambiente estudantil com eles foi uma experiência muito diferente. Os austríacos são muito curiosos pelas culturas de outros países, eles gostam muito de línguas e não foi surpresa que mais de um saiba falar espanhol muito bem. Dica: Falar em sua língua nativa para que os estrangeiros não entendam o que é dito, não é uma tática eficiente por aqui). Os austríacos também são muito bons amigos. Quando você se aproxima de um austríaco e se torna seu amigo, você sabe que ele sempre estará lá para você. Eu realmente não tive amigos melhores do que os austríacos.
Meu quarto na residência universitária.
Quanto aos lugares para morar, decidi estar na residência da universidade. Esta foi a melhor opção porque quando você está tão longe do seu país, as pessoas com quem você compartilha a casa se tornam sua segunda família. Você nunca vai ficar sozinho e se você quiser estar, você pode ir para o seu quarto. As cozinhas são compartilhadas e ali tínhamos as melhores reuniões no jantar, era ali também nosso lugar especial para um “esquenta” antes de irmos ao Pub. É importante mencionar que você deve sempre se acostumar à fumaça do cigarro, a beber muita cerveja e colocar os trajes típicos austríacos: um Dirndl ou um Lederhosen!
Quanto a festas e viagens… nunca me faltaram! Toda semana tínhamos um evento e podíamos ir ao village pub onde a reputação do swing latino tem sua vantagem. Viajar também é muito fácil e econômico, dado que estamos no coração da Europa! No meu caso, viajei muito com meus amigos austríacos. Outro benefício de fazer vários amigos locais é que eles conhecem bem os caminhos europeus e você pode fazer “roadtrips” em vários países viajando como um local e sem gastar muito. Eles também podem levá-lo a lugares locais e de difícil acesso se você não for com um deles. Várias das caminhadas do fim de semana no verão foram para piquenique em seus belos lagos ou caminhadas em suas montanhas, e até para esquiar.
Companheiros de sala
Churrasco depois da aula
Esta foi definitivamente uma das melhores experiências da minha vida, que adicionou valor à minha carreira profissional, que me deu um dos melhores amigos na vida, que ampliou meus horizontes e me permitiu viver de maneiras diferentes do habitual, para aceitar nossas diferenças e amá-las também. Para aqueles que estão pensando em fazer um intercâmbio cultural: faça! Vai ser uma das melhores experiências da sua vida!
Fotos da graduação.