Quando planejamos uma viagem para a Índia, principalmente se estamos indo pela primeira vez, praia não é um destino que vem a nossa mente. No entanto, há um estado ao sudoeste do país, chamado Goa, um lugar super famoso junto a indianos e estrangeiros para passar férias, repleto de praias e palmeiras.
Goa se destaca pela vida noturna, muitos restaurantes de todos os tipos de comida e um clima maravilhoso de cidade praiana, como aquelas cidadezinhas charmosas da Bahia.
Curiosidade: Este estado foi colônia portuguesa até 1961, portanto você vai se sentir em casa ao ver várias palavras e nomes em português escritas em placas de rua e sinais de trânsito. Mas não se engane, quase ninguém fala o nosso idioma por lá.
Há também vários lugares turísticos, como Fort Iguada e várias igrejas como a de Nossa Senhora da Conceição (The Church of Our Lady of Immaculate Conception).
Ah, e se você curte apreciar um lindo por do sol, vá para o Chapora Fort.
Como chegar em Goa
Se você está em Delhi há vôos diários, de aproximadamente 2:30h de duração.
Caso esteja em Mumbai, você pode optar por pegar o carro e dirigir (dizem que vale muita a pena), por mais ou menos 12 horas. Também há vôos diários de mais ou menos 1:30h de duração.
Obs.: Nota da redação
Se algém aí animar de fazer este percurso de 12 horas de carro entre Mumbai e Goa, no organizadíssimo trânsito indiano (por favor notem o tom irônico da expressão), adoraríamos receber imagens e relatos da jornada!
Onde ficar em Goa
O norte de Goa é bem popular, a maioria dos restaurantes, nightclubs, hotéis e turistas estão por lá. As melhores praias, na minha opinião são Ashvem e Arambol, mais ao norte, pois são mais limpas e mais vazias.
Praias como Anjuna e Vagator não são tão cheias como as praias mais populares, Baga e Candolim, e ainda possuem uma boa infraestrutura para aproveitar o dia no mar.
Já ao sul, há muitas praias lindas, bem mais vazias, como Palolem Beach, porém não há muitos restaurantes, mercados etc.
Transporte em Goa
A melhor forma de se transportar em Goa é alugar uma scooter (moto pequena e com marcha automática). O aluguel é muito barato, assim como combustível e elas estão disponíveis em todo lugar.
Outra opção é alugar um carro, pois não é muito caro e facilita se você for ficar mais de uma praia.
Eu particularmente não aconselho andar de táxi por lá. Não há nenhum regulamento, por isso eles cobram valores absurdos para curtas distâncias, além dos motoristas não serem muito confiáveis.
Eu visitei Goa todos os anos, de 2014 até 2018 (5 vezes) e toda vez eu tenho vontade de ficar mais. Inclusive já pensei muitas vezes em me mudar para lá!
Goa é um destino para todo tipo de viajante, já que você encontra excelentes restaurantes, de preços variados e ótimos lugares para ficar, desde hostels até resorts 5 estrelas.
E aí, que tal incluir Goa em sua viagem para a Índia?