Namaste pessoal,
Fico feliz em compartilhar meu primeiro post na seção sabores aqui no Viajando Fácil. E saudosista em compartilhar esta receita que me remete à lembranças de 2015, primeira vez que fui à Tailândia. De lá pra cá foram outras 6 visitas ao país que só fizeram crescer esse amor pelos tailandeses, pela cultura, a energia e, principalmente, a gastronomia.
Com um nome tão peculiar e exótico como seu sabor, o Khao Pad é o tradicional arroz frito Thai que pode ter diferentes preparos e combinações de sabores, mas este prato é um dos mais belos retratos da riqueza da culinária Tailandesa.
Esta diferente mistura, juntamente com a tradicional marca agridoce em seus pratos, proporciona uma explosão de sabores e junta alguns dos principais ingredientes encontrados no país.
Guilherme Mota em Phuket 2020
O molho de peixe confere um sabor único à receita… a leve picância misturada aos toques adocicados realçam o sabor… o contraste entre o abacaxi macio e a castanha crocante também deixam claro diferentes texturas do prato… por fim uma bela e colorida apresentação tornam a experiência final ainda mais especial. Enjoy!
Ingredientes
1 abacaxi inteiro;
2 xícaras de arroz (preferência jasmim, arroz já pronto e “dormido” do dia pro outro);
400 gramas de camarão médio;
2 colheres de sopa molho shoyu;
1 colher de sopa Fish Sauce;
1 colher de café Tamarind Sauce;
3 dentes de alho;
1 pedaço pequeno de gengibre;
3 ovos;
1⁄2 xícara de castanha de caju quebrada;
1⁄2 xícara de uva passa;
1⁄2 xícara de ervilha congelada;
2 tomates em cubos sem semente;
Óleo, sal, pimenta do reino, páprica picante, cebolinha e coentro
Modo de Preparo
1- Corte o abacaxi ao meio e retire a polpa com o auxílio de uma colher e faca. Reserve 2/3 da polpa cortada em cubos pra o preparo e doure as bandas do abacaxi em um frigideira com manteiga.
2- Frite os ovos mexidos em um fio de óleo sem deixar secar muito e reserve.
3- Refogue a cebola no óleo por 1 minuto e acrescente o alho amassado, gengibre ralado, páprica, sal e pimenta do reino.
4- Refogue os camarões e quando estiverem rosados acrescente o shoyu, tamarindo e fish sauce.
5- Acrescente as ervilhas e deixe cozinhar por 1 minuto. Acrescente o arroz já pronto e misture com cuidado pra incorporar os ingredientes.
6- Acrescente as castanhas, uvas passas, abacaxi e ovo mexido.
7- Desligue a panela e adicione mexendo suavemente os tomates, coentro e cebolinha.
8- Sirva nas metades do abacaxi cortadas.
Este arroz está nos meus pedidos diários por lá, desde barraquinhas de rua à restaurantes mais requintados. Espero que vocês tenham gostado da receita e consigam fazer este delicioso prato em casa, para seus amigos e familiares.
Mandem fotos pra gente se fizerem! Vamos postar aqui!
Estas fotos abaixo, foi do dia que eu “tive que testar” as medidas da receita antes de passar para vocês!
Recente descobri outra maravilha, o Tom Kha Gai, uma sopa basicamente de leite de coco e base de gengibre e capim limão, que fui experimentar pela primeira vez no Tumz Seafood em Phuket no início desse ano (mas essa receita e experiência vai ficar pra outro post). Uma receita leve e saborosa que casa ainda melhor com as praias paradisíacas da Tailândia.
Querem a receita?
Que delicia de plato exquisito me encanta lo probé en mi viaje a Thailandia hace tres meses exactamente en Tumz seafood en Phuket y créanme que fue lo máximo además de otros platos especiales gracias a Guilherme Mota por la receta la pondré en práctica y a viajandofacil_es. Por el post !!!
Deve ficar muito bom mesmo!!! Aguardo, ansiosamente , a abertura de um restaurante na Bahia . Que seja no Pradinho ….