San Pedro de Atacama, no Chile, é sem dúvida para mim um dos destinos mais imperdíveis da América do Sul. Eu mesmo já visitei a cidade duas vezes.
Mas hoje eu quero falar para vocês da fantástica San Pedro de Atacama:
Fotos do site: Chile Travel
Na primeira vez que fui à cidade, peguei um voo de Santiago até Calama, que é a cidade com o aeroporto mais próximo a San Pedro de Atacama. De lá, você pode fechar no aeroporto mesmo umas vans que vão te levar e depois te buscar em San Pedro. Os preços são todos tabelados e não são abusivos não.
Chegando em San Pedro me hospedei no Hostal Rural, que indico muito. As acomodações são simples, mas são boas, tem gente do mundo todo e uma decoração bastante peculiar que vale a pena conferir.
Fotos retiradas do site do Hostal Rural
Já estando acomodado, a primeira coisa é ir bater perna na Caracoles, a rua principal da cidade. Lá você pode encontrar vários bares, restaurantes e agências de turismo.
A agência que indico procurar por lá é a @madretierratravel. O dono é um brasileiro, especialista em América do Sul, faz um esquema bem top e tem os melhores preços da cidade. Recomendo demais! São vários os passeios oferecidos, dentre eles:
Lagunas Escondidas
São 7 lagunas, de cores lindas como esse azul turquesa que você pode ver aqui. As águas tem alto teor salino, e te fazem"boiar" naturalmente . Fica a 1 hora de San Pedro.
Valle de la Luna
Com um visual que parece de outro mundo e formações naturais muito interessantes, esculpidas pelo vento em sal, gesso e argila. Visite a Grande Duna e as Três Marias.
Ojos del Salar
Cerca de 30km ao sul de San Pedro, existem duas lagoas profundas de água doce te convidando a mergulhar. E aí? Anima um pulo?
Valle de la Muerte
Bem próximo a San Pedro, e também conhecido como Vale de Marte tem um visual imperdível e áreas pra praticar sandboard.
Salar de Tara
Mais distante de San Pedro, este salar tem média de 4.300m de altutide e vista lindíssimas que fazem a jornada valer a pena.
E, é claro, o mais famoso deles: a Travessia para o Salar de Uyuni
Não é uma travessia fácil, faz muito frio e o clima árido do deserto dificulta bastante também, mas sem dúvida nenhuma, a travessia foi uma das coisas mais espetaculares que eu já fiz! É simplesmente maravilhoso. Um lugar mais bonito que o outro e quando você finalmente chega no terceiro dia para ver o nascer do sol no Salar, é simplesmente inexplicável. Nunca vou me esquecer do Sol nascendo de um lado, a Lua cheia do outro e no meio aquele deserto de sal branco.
Enfim, na minha primeira vez em San Pedro de Atacama o que mais me marcou foi a travessia. Fiquei sete dias e realmente é muito pouco para conhecer tudo, uma vez que só a travessia leva quatro dias.
Na minha segunda vez, também fiquei sete dias, mas dessa vez decidi dedicar meu tempo aos passeios nos arredores de San Pedro de Atacama. Assim, o tempo foi mais do que suficiente, não precisei fazer nada correndo e deu para curtir bem a vila. Aproveitando a deixa, vou falar um pouco da vida noturna da cidade.
A cidade fecha tudo muito cedo. O point da Caracoles é o Lola, restaurante bar que rola um karaokê. É bem animado e costuma passar sempre do horário permitido. Fecha no máximo meia noite.
Saindo do Lola, quase todas as noites começavam os sussurros sobre as festas “clandestinas” na famosa playta. É simplesmente sensacional!!! Você anda até o final da Caracoles e quando ela acaba anda mais ou menos uns 10 minutos no deserto sem um pingo de luz. Até que chega um momento em que você tem certeza que está perdido e vai ter que desistir e voltar, e é nesse exato momento que você acha a playta, com uma fogueira acesa, música de todo tipo rolando e gente dançando! É indescritível!
E o melhor nem é a festa. O melhor é o céu sobre nossas cabeças com tantas estrelas que nem no Tour Astronômico oferecido nas agências se consegue ver melhor. E as estrelas cadentes? Só de lembrar já me bate aquela saudade! Não vejo a hora de voltar para San Pedro de Atacama!
Giovanni Barcelos
E aí? Curtiu o relato do Giovanni?
Se você já foi a San Pedro, manda suas fotos pra gente compartilhar!
É só postar no Instagram e marcar com a #viajandofacil .