Namaste pessoal!
Hoje quero compartilhar com vocês um pouco da minha experiência e razão de ter acabado me conectando com a Índia.
Bem, já trabalho com a Índia desde 2005, mas faz quase 5 anos que vim morar aqui para iniciar as operações de uma Fintech (empresas de Tecnologia Financeira). Durante esses 5 anos acabei morando por um tempo em Mumbai e atualmente resido em Gurgaon, polo tecnológico da grande Nova Delhi (vou abordar Gurgaon em um outro post).
Acredito que essa experiência de encarar um novo país como “expat”, ainda mais um país tão peculiar como a Índia, agregou muito à minha carreira profissional, mas somou muito mais na minha bagagem cultural, na minha experiência de vida e nas maneiras de lidar e encarar os problemas cotidianos.
Falando especificamente sobre morar em Nova Delhi, costumo dizer que é uma montanha russa de emoções! Você vive picos e quedas de sensações nessa cidade continuamente, muitas vezes no mesmo dia, o que torna ainda uma experiência mais desafiadora.
Hoje, vivendo um pouco mais em Gurgaon, percebo e sinto muita falta do charme de Nova Delhi, que é uma cidade milenar e culturalmente riquíssima. Apesar de caótica, as vezes encontramos paz em lindos parques, como Lodhi Garden e Hauz Khas, mas cerca de 200 metros adiante estamos imersos numa loucura de buzinas, milhares de pessoas e cenas que nos remetem à costumes do passado. Aliás, costumo dizer que a Índia de modo geral é um Brasil da década de 80-90, principalmente em valores sociais e no dia-a-dia de uma empresa.
Ao contrário do que muitos pensam, Nova Delhi tem uma cena gastronômica super variada e deixa para trás muitas cidades do Brasil, como Belo Horizonte que conheço bem. Aqui podemos experimentar a tradicional comida de rua e ao mesmo tempo ir a um restaurante molecular com a nova gastronomia indiana. As opções variam de comida Tibetana e Mongol à fast food americano e comida Brasileira (sim, conseguimos achar por aqui). Acreditem, a riqueza de sabores e mistura característica de países asiáticos tornam essa experiência mais singular.
Poderia escrever por horas aqui enumerando diferentes experiências que vir morar e trabalhar na Índia me proporcionaram, mas seguindo o tema base do Viajando Fácil, não poderia deixar de destacar as viagens. A Índia por si só é um destino que você passaria anos viajando e ainda sim teria muita coisa diferente para ver. Nesse tempo, tive a oportunidade de visitar muitos lugares por aqui, para citar algumas dessas viagens eu diria como exemplo Gulmarg, estação de esqui na região da Kashmira, a linda e romântica Jaipur, e claro Goa, a Bahia da Índia (ou seria a Bahia a Goa Brasileira?).
Além destas viagens na Índia, morando em Nova Delhi estou em uma posição privilegiada e estratégica para explorar a Ásia, continente que tenho grande paixão. A proximidade facilita muito o acesso a algumas viagens que antes eram apenas sonhos. Por exemplo, um voo de Nova Delhi à Kathmandu, no Nepal, dura menos de 1 hora! Por isso, durante estes 5 últimos anos, acabei visitando Nepal, Maldivas, Tailândia, Malásia, Singapura, Hong Kong, Macau e a Indonésia, e tenho certeza de que vários outros destinos ainda estão por vir. Mas estas histórias eu conto para vocês em breve, aqui no Viajando Fácil. Vou também postar várias receitas interessantes que eu aprendi no caminho e que faço aqui em casa no meu tempo livre.
Excelente, felicitaciones , cada dia me gusta mas esta pagina sus contenidos son muy interesantes y nutritivos , nos transporta a esos lugares tan lindos q no conocemos y lo mas importante nos motiva a conocerlos!!!. Estare en contacto con ustedes para consejos y futuros viajes, gracias.
Muchas gracias, ¡Ese es nuestro propósito!
Sigue conectado con nosotros para ver más historias y conocer más lugares 🙂
Muy bueno los relatos, interesante el recorrido por india ,los sitios y su historia nos transporta a ese lugar tan hermoso, ahora si me gustaria conocer india. Felicitaciones por el post!!!.nos enriquece mucho.
Que bueno que te gusten las historias que compartimos. ¡Son experiencias reales!
Guilherme seguirá compartiendo más experiencias, lugares y sabores en Viajando Fácil. ¡No te lo pierdas! 😉