Viajando Fácil

– O Mundo em uma Mochila – 

O Mar Rosa de Galerazamba

Quando falamos de Cartagena, a primeira coisa que vem à mente é o centro histórico, as praias de águas cristalinas e a areia branca. Com uma grande razão. Mas e se eu te dissesse que a apenas 45 minutos de Cartagena você pode encontrar um lugar onde não só a areia é branca, mas o mar é rosa?

No distrito de Santa Catalina há um povoado chamado Galerazamba, conhecido por estar perto do famoso vulcão de Totumo e por sua história ligada à Índia Catalina, pois dizem que seus avós residiam neste lugar. Mas, uma das atrações mais bonitas de Galerazamba são suas salinas.

Quando decidi fazer minha viagem para Cartagena eu sabia exatamente os lugares que eu queria visitar e Galerazamba não era um deles. No entanto, enquanto eu já estava na cidade murada, um dos meus planos foi cancelado, então fiz um tour para o vulcão Totumo. Várias paradas foram incluídas no passeio e uma delas foi a entrada para as salinas de Galerazamba.

O Mar Rosa, não exatamente um mar, é uma lagoa com uma grande concentração salina. Galerazamba, no início do século XX, foi um lugar-chave para a exploração do sal marinho, daí ser conhecida como o Mar Rosa. Mas tenha cuidado, porque não é um mar para nadar. Além de ser proibido eu não acho que vá ser muito agradável para a sua pele. Como mencionei acima, estamos falando de salinas, o que significa que a água tem uma concentração muito alta de sal e só de colocar um pé na água você pode sentir uma coceira por todo o corpo.

Bem, você deve estar se perguntando, por que a água aqui é rosa? A água toma essa tonalidade por uma larva chamada Artemia que vive em águas de alta salinidade. De Dezembro a Abril, graças ao sol e à grande quantidade de sal na lagoa, as larvas começam a se reproduzir e a cor rosa se torna mais intensa. Este processo é altamente importante dentro das minas de sal porque permite que os cristais se formem.

Se você planeja visitar Cartagena ou Barranquilla, este é definitivamente um lugar onde você deve parar. É realmente bonito ver o tom de rosa mudar quando você se aproxima da costa. E não só isso, ouvir a história das salinas também é muito interessante.

As salinas são uma parada diferente, não é um balneário então, realmente, o que há para fazer, é andar e ter uma vista bonita. Mas, tenho certeza que se você for, você não vai se arrepender! Se você estiver por perto, e gosta de história e belas paisagens, Galerazamba é o lugar ideal para sair da rota.

Minha última recomendação é seguir as instruções das pessoas responsáveis, o que ajuda a preservar as salinas para que todos possamos desfrutar deste lugar lindo. Como é bonito viajar, mas devemos sempre estar atentos às regulamentações que nos dão e sermos responsáveis pelos resíduos e lixos que geramos.

2 Responses

  1. Interesante lugar, cuando piense en viajar a Cartagena lo visitaré!!! Gracias por la información.

    1. ¡excelente! es un lugar muy bonito e interesante en Colombia.
      Seguiremos contandoles sobre más lugares fuera de ruta 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *