Viajando Fácil

– O Mundo em uma Mochila – 

Sabe aqueles lugares paradisíacos, com cenários de cinema? Arraial do Cabo é um deles com certeza! É dos lugares imperdíveis desse mundão afora.

Oi, eu sou a Valéria Sapienza e começo hoje minhas colaborações aqui no Viajando Fácil! Viajar é o que faz meu coração pulsar, e quero dividir essas energias com vocês.  Mas hoje eu quero te contar mais sobre um destino fantástico. E pra começar, quero lhes contar sobre este lugar fantástico que é Arraial do Cabo.

Escolhi visitar o local fora de temporada e durante dias da semana, para tentar evitar locais cheios demais. Acredito que o ideal é ficar em torno de 5 dias por lá. Assim, você evita sair com a sensação com a qual eu saí: de que ficou faltando tempo pra ver tudo com mais calma!

Arraial do Cabo fica na região dos grandes lagos, no estado do Rio de Janeiro (pertinho de Cabo Frio e Búzios). É possível chegar de carro ou de ônibus. Assim que você chega, já dá de cara com aquele marzão com uma cor inexplicável e você já começa a ver que serão dias especiais.

O legal de Arraial, é que é possível fazer quase tudo a pé, de moto táxi, ou barco táxi (10 reais por trecho, e agendando horário para o retorno). A cidade tem opções para todos os gostos e tamanhos de bolsos, tanto para hospedagem quanto para alimentação local.

Eu, quando chego em algum lugar, já pesquisei tudo o que quero fazer antes. Costumo fazer um planejamento para otimizar meu tempo no local. Então olha as dicas que eu pesquisei e que mais aproveitei:

O passeio mais procurado em Arraial do Cabo é o de barco. A saída das embarcações é feita na praia dos anjos. Dura em torno de 3 a 4 horas e custa em torno de 100 reais, e algumas embarcações servem água, refrigerante e caipirinha (tudo incluso), outras apenas água mineral. O passeio costuma parar 40 minutos na praia do farol (com tempo suficiente para se banhar e fotografar).

Logo depois, tem outra parada de 40 minutos nas prainhas do pontal do Atalaia. Nessa daqui, só é possível chegar de barco. Eu até tentei chegar a pé um dia, mas desisti depois de andar mais de 2 horas por um caminho sem fim… É uma praia bem cheia e é nela que tem a famosa e grande escadaria que todos querem fotografar, e a gruta do amor no cantinho esquerdo (olhando para o mar) passando pela água dependendo da maré para chegar.

Sugiro voltar outro dia (barco taxi) para curtir com mais tempo e poder fotografar à vontade. Foi o que eu fiz. A embarcação ainda passa pela pedra do gorila, o buraco do meteoro, a fenda de Nossa Senhora e por fim e rapidamente pela enseada da praia do forno (sem desembarcar nessa, mas é possível mergulhar se quiser…eu obviamente quis!). Super recomendo! Passeio ótimo seja em família, com amigos ou até mesmo sozinho (ótima oportunidade de fazer novas amizades!).

Pedra do Gorila
Buraco do Meteoro
Fenda de N. Senhora

Uma das coisas boas de andar por mais de 2 horas em um caminho sem fim neste paraíso, é que você, sem querer, se depara com um visual destes! Esse é o Mirante do Pontal.

O que não falta em Arraial do Cabo são lugares bonitos pra se visitar. Cada um com seu estilo, mas sempre fotogênicos:

Praia grande é realmente bem grande em sua extensão e toda de areia bem clarinha e fininha. É o melhor local para apreciar o pôr do sol, que é realmente incrível. Todos os dias os visitantes aplaudem, vibram, gritam e assobiam quando ele se vai. É maravilhoso!

Eu o presenciei das pedras no mar (passando por dentro do deck dos pescadores), dos barzinhos de frente para o mar na orla e da Janela do Paraíso e realmente não sei dizer qual foi mais belo. 

Prainha

A Prainha é bem curta em sua extensão, mas bem calma e simpática. Vale a pena se estiver com a família. O mar é incrivelmente azul. Do lado direito da praia a maré sobe bem chegando quase nas casas e bares na beirada. Tem pouca areia para tomar sol nesse lado.

Deck dos Pescadores

O Deck dos Pescadores fica no canto esquerdo da Praia grande e durante o dia, é possível conhecer e mergulhar com as tartarugas (gigantes) e peixes que ficam por ali, pois a água é bem clarinha por lá. De lá você tem a visão todinha da praia. Vale a pena o mergulho!

Janela do Paraíso

Para chegar na Janela do Paraíso, tem que ter disposição para andar alguns bons minutinhos por um caminho de fácil acesso, porém com uma certa subidinha. Mas garanto que é impossível se arrepender da vista maravilhosa. Eu escolhi o fim de tarde e foi perfeito, foi um dos lugares mais lindos em que já estive e quando fui invadida por um sentimento de gratidão imensa. Acho que a imagem fala por si só!

Mirante do Forno

Como boa aventureira que sou, fui logo atrás das trilhas e Mirantes. O Mirante do Forno é das paradas obrigatórias. A vista da praia do forno é encantadora e espetacular. Impossível passar batido. A trilha começa no centro da cidade e é um percurso de uns 15 minutos a pé (subida), cheio de pedras e degraus. Tem que estar em forma, ou usar aquela velha estratégia das paradinhas obrigatórias. Os cactos gigantes e os galhos retorcidos estão espalhados por toda a vegetação e é muito lindo o contraste deles com o azul do mar.

Não sei vocês, mas eu sempre que vou embora de algum lugar fico com aquela sensação de que faltou algo sabe!? O algo que faltou é o que desperta minha vontade de retornar a muitos locais em que já estive. Eu terei que voltar…

Ficou faltando conhecer o Lago do amor, que estava interditado por conta de pessoas despreparadas que foram pegas de surpresa (houveram óbitos no local) por conta da maré alta que muitas vezes chega sem avisar, a Praia Brava que é uma praia de surfistas e um local que também exige uma observação constante da maré (dizem que é bom estar pela manhã) e o Mirante da Cabocla. São 3 locais orientados por guias da região, por serem mais perigosos para explorar sozinho.

Nem é preciso dizer que não será sacrifício algum retornar a esse local mágico!

2 Responses

  1. Que delicia de materia, as vezes a gente fica sem saber o que escolher entre infinitas opções, ai se depara com a descrição de uma experiência apaixonante como essa e não tem dúvida que precisa incluir o destino na lista de viagens sem a menor duvida!! Não vejo a hora!!!! ✈️ 🏝

    1. Oi Maria! Realmente ficou muito legal o artigo da Valéria, não é? E olha que tem mais vindo por aí!!! Continue com a gente por aqui e vamos te mostrar lindos destinos pra rechear a sua lista!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *