Viajando Fácil

– O Mundo em uma Mochila – 

Nova Delhi

Índia - Ásia

Mauro e Bibi em foto do perfil de postagem do viajandofacil.com
Viajando Fácil
viajandofacil.com

Tipo de Destino

Nova Delhi – “Uma capital de contrastes”

Com uma história riquíssima e disparidades latentes, Nova Delhi é uma cidade única!  

Após enfrentarem a ira de movimentos separatistas na então capital Calcutá, os colonizadores ingleses resolveram mudar a capital do Império Indiano (British Raj) para uma região mais central do país, de onde seria mais fácil governar. Surgia assim, sobre as estruturas de várias cidades antigas, a Nova Delhi que conhecemos hoje. 

A cidade que abre as portas da Índia para a maiorias dos visitantes internacionais é sinônimo de contrastes. As ruínas de antigas civilizações estão ao lado de modernos centros comerciais. Hotéis 5 estrelas (são mais de 60) ficam ao lado de grandes comunidades carentes. As largas e modernas avenidas ainda podem de ter seu trânsito travado pela presença de uma vaca deitada na pista. Os centros de meditação e os templos são cercados de ruas barulhentas e caóticas. 

Vamos postar várias histórias de Nova Delhi aqui no Viajando Fácil, para que você possa vê-la por diversas lentes. Mas por hora, vamos à ficha técnica da cidade para que você possa planejar sua próxima viagem. 

Como chegar

Vistos

A Índia tem um sistema de E-Visa bem abrangente. Verifique com a embaixada da Índia no seu país.

Vacinas

Leve contigo seu cartão internacional comprovando sua vacina contra Febre Amarela.

Plug

A Índia utiliza os plugs de tomada tipo D e tipo C. Considere levar um adaptador.

Voltagem

A voltagem padrão na Índia é de 230 volts / 50 Hz. Alguns hotéis tem tomadas de 110 volts.

Água

A água na Índia não é apropiada para consumo. Utilize sempre águas engarrafadas e lacradas.

Comida

Comida precisa de água, então, fique atento. Cuidado com as pimentas e com a Delhi Belly.

Dinheiro

Troque ou saque rúpias assim que possível, pois é o método de pagamento mais aceito.

Cartão

Há ATMs em todas as partes. Lembre de fazer o aviso viagem do seu cartão.

Transporte em Nova Delhi

Nova Delhi é uma grande cidade que se espalha por uma vasta região territorial. Como na maioria das grandes cidades, transporte é um problema para os moradores e para turistas. Se você precisa cruzar a cidade, prepare-se para uma longa jornada. A dica do Viajando Fácil é tentar separar seus trajetos em blocos regionais e tentar agrupar os pontos de interesse por região, evitando assim deslocamentos desnecessários.

Aplicativos de transporte:

Há vários aplicativos de transporte funcionando em Nova Delhi, mas os mais utilizados são Uber e Ola. Ambos possuem várias opções de carros, que variam entre os mais econômicos e os mais luxuosos.
Os preços praticados por estes aplicativos na Índia são bem baratos. Mas é importante ressaltar que a qualidade e a manutenção interna dos carros de aplicativos na Índia não é a mesma que encontramos na maioria dos países ocidentais.

Deslocamentos curtos:

Uma opção muito característica para se deslocar em Nova Delhi em trechos curtos é o Auto-rickshaw. Também chamado internacionalmente de Tuk-Tuk, estes veículos são muito ágeis no trânsito local e conseguem driblar alguns engarrafamentos. 
Na capital indiana, os tuk-tuks raramente usam taximetro quando o passageiro é um turista – prepare-se para barganhar bastante!
Em Nova Delhi, eles funcionam à GNV (Gás Natural Veicular). Uma forma do governo tentar reduzir os astronômicos níveis de poluição da cidade.

Ônibus

Nova Delhi possui um sistema de ônibus que cobre toda a cidade. As tarifas são muito baratas, e até por isso os ônibus estão sempre lotados. Embora seja uma opção, pela falta de conforto, sugerimos que você opte por alguns dos demais meios de transporte enquanto estiver visitando Nova Delhi.

Metrô

Se você quer fugir do caótico trânsito de Nova Delhi, as linhas de metrô podem ser uma boa opção. Inaugurado em 2002 e em contínua expansão desde então, o metrô de Delhi tem boa ramificação e conecta grandes pontos turísticos e centros comerciais da cidade com tarifas que variam de acordo com a distancia percorrida, mas sempre abaixo de 1 dólar por trecho.
Se você escolher utilizar este modo de transporte, veja a disponibilidade de comprar um “bilhete turismo” que permite viagens ilimitadas por 1 dia (USD 2,60) ou 3 dias (USD 6,60).
As principais estações de metrô são:

  • Chandni Chowk —  Acesso à Old Delhi e Red Fort
  • Rajiv Chowk — Acesso à Connaught Place e Janpath 
  • Central Secretariat — Acesso ao coração de Delhi: India Gate, Rashtrapati Bhawan, Purana Qila, National Gallery of Modern Art e vários museus.
  • Jorbagh — Acesso à Safdarjung’s Tomb e Lodhi Gardens.
  • Hauz Khas — Acesso a um dos bairros mais convidativos de Nova Delhi, com cafés, restaurantes e galerias.
  • Qutab Minar — Acesso ao Qtub Minar e Garden of Five Senses.

O metrô de Nova Delhi, que funciona das 05:00 as 23:30 também se conecta com o Aeroporto Internacional de Nova Delhi (tarifa especial) e com as cidades vizinhas do distrito federal da capital (NCR).

Principais pontos turísticos:

Clique nas imagens para ampliar

Palácio Presidencial - Nova Delhi

Palácio Presidencial (Rashtrapati Bhawan)

Os arredores do coração político da maior democracia do mundo são um convite às lentes fotográficas. Seja pela imponente construção com 340 cômodos ou pelo imenso jardim que ocupa um espaço equivalente equivalentes a 250 campos de futebol.

India Gate - Nova Delhi

Portal da India (India Gate)

Erguido como um memorial aos mais de 70 mil soldados indianos que morreram na 1ª Guerra Mundial, o monumento se tornou um dos pontos de encontro favoritos dos moradores de Nova Delhi, além de um dos pontos turísticos mais visitados.

Old Delhi vista de Jamma Masjid em Nova Delhi

Old Delhi

Visitar Old Delhi é uma experiência enriquecedora e ao mesmo tempo enlouquecedora. Com ruelas estreitas onde veículos não são permitidos e dividindo cada pequeno espaço com pessoas, bicicletas e mercadorias, Old Delhi é o caos engarrafado e pronto para consumo.

Multidão rezando em Jamma Masjid - Nova Delhi

Jamma Masjid

Encrustada no caos de Old Delhi, Jamma Masjid (A Mesquita de Sexta-feira) é uma das maiores e mais populares mesquitas do país. Um dos maiores expoentes da arquitetura Mogol na Índia, esta mesquita pode receber, desde 1656, 25 mil pessoas para preces em seu pátio principal.

Entrada principal do Red Fort, em Nova Delhi

Red Fort

Quando Shah Jaham decidiu mudar a capital de seu Império Mogol de Agra para Delhi (hoje, Old Delhi) ordenou que o mesmo arquiteto do Taj Mahal desenhasse o novo centro da capital imperial. Atualmente, o imponente forte tem áreas abertas ao público e vários museus internos.

O complexo arqueológico do Qutub Minar, em Nova Delhi

Qutub Minar

Este minarete de tijolos e com 72,5 metros de altura tem uma das histórias mais misteriosas de Nova Delhi. Cercado por ruínas de templos hindus, muçulmanos e jainistas, não se sabe ao certo quem executou esta construção que tem a forma de uma flor de lótus de 24 pétalas.

Hauz Khas - Nova Delhi

Hauz Khas

Na região sul de Nova Delhi, temos um dos bairros mais acolhedores da cidade. Ruínas do século XIV e um grande parque arborizado se unem a um lago (Hauz Khas significa reservatório real) e dão vida a ruas repletas de cafés, galerias e restaurantes. Vale a visita!

Iskon Temple - Nova Delhi

Templo Iskon

Um dos templos Hare Krishna mais importantes da Índia, O Iskon Temple é dedicado às orações para Radha e Krishna. Contando com a presença constante de fiéis de todo o mundo, o templo concentra exposições e museus dedicados à cultura Védica

A Tumba de Humayum (Humayum's Tomb) serviu de inspiração para a construção do Taj Mahal.

Túmulo de Humayum

Construída para ser o mausoléu do imperador Mogol, Humayum, esta estrutura serviu de inspiração para a construção do Taj Mahal por Shaj Jahan em Agra. Conhecida também como dormitório dos Mogóis, este lindo mausoléu abriga cerca de 100 túmulos antigos.

Lotus Temple, em Nova Delhi, ao entardecer

Templo de Lótus

Um templo dedicado à indivisível unicidade entre humanidade e religião. Este é o moto central deste templo que é ao mesmo tempo, imponente e delicado. Formado por 27 estruturas que se assemelham às pétalas de uma flor de lótus, este é um dos templos mais visitados no mundo.

Lodhi Garden, em Nova Delhi

Lodhi Garden

No meio da selva de pedras que é Nova Delhi, temos um grande jardim que oferece um refresco à cidade, trata-se do Lodhi Garden. Desenvolvido em 1936, pelos britânicos, o jardim recebe seu nome da influente dinastia Lodhi (1451-1517).

Vista aérea de Connaught Place

Connaught Place

Construído pelos britânicos em 1933 para ser o centro comercial da capital, CP continua sendo um grande centro financeiro em Nova Delhi. Mas hoje, além de negócios, CP reúne vários bares e restaurantes em seus característicos prédios, dispostos na forma de anéis.

Vocês querem ler mais sobre Nova Delhi?

O Viajando Fácil tem uma certa “quedinha” por escrever sobre Nova Delhi. Você quer saber mais sobre a cidade?
Quais os tópicos seriam mais interessantes para você?
Quer nos contar um pouco da sua história na cidade? Ou postar algumas fotos?
Escreva pra gente através dos comentários no fim da página ou nos envie um e-mail através do info@viajandofacil.com

O vídeo da página foi criado por:
Shivi Nitin
Shivi Nitin

Empresário, nascido e criado em Nova Delhi, mas sempre viajando pelo mundo. Fotografando e fazendo vídeos com drones por aí...

* As fotos que não são de nossa autoria na página foram obtidas e licenciadas junto ao Adobe Stock