O Rio Ganges, na Índia, é mundialmente conhecido como um rio sagrado para a religião hindu. Vamos conhecer um pouquinho mais sobre a importância do Ganges para a religião hindu?
O rio Ganges representa a figura de Ganga, uma divindade presente no hinduísmo e no budismo. Seus devotos acreditam que banhando-se no rio Ganges, terão seus pecados perdoados e estarão mais perto da liberação dos ciclos da vida e da morte (Moksha). É por isso que os fiéis chegam a fazer peregrinação para depositar no Ganges as cinzas de seus entes queridos. A água sagrada do rio, os deixariam mais próximos de Moksha.
Ganga no Hinduísmo
Ganga Maa é a personificação das forças suaves da Devi (o aspecto feminino do divino). Ela é diferente de outras deusas-mãe e não possuí um aspecto assustador, apesar de ser um rio poderoso e potencialmente destrutivo.
Ganga Maa não precisa ser invocada ou dispensada quando adorada. Sua divindade é imediata e eterna, sua pureza intocada pelos pecados e amarguras.
Ela é a mãe adotiva de Kartikeya, o deus da guerra e filho de Shiva e Parvati.
Ganga tem algumas histórias e origens distintas dentro do Hinduísmo, assim como o Rio Ganges.
Mitologia do Ganges
Shiva sabia que quando Ganga descesse à Terra, o vigor de suas águas teriam uma força capaz de destruir o mundo. Por isso, Shiva a detêm em seus cabelos e assim controla a correnteza de maneira a salvar o mundo.
As história tem vários ensinamentos, dentre eles:
Nada é tão turbulento, caótico ou violento que não possa ser controlado pelo poder de Lord Shiva.
Shiva é a representação da pureza na terra. Ele é capaz de absorver qualquer mal ou ação negativa e deixar que o bem e calma venham a fluir.
O Ganges nos dias de Hoje
O Rio Ganges tem enorme importância religiosa, mas também uma imensa participação no dia-a-dia de milhões de pessoas que vivem às suar margens.
Desde sua origem nas geleiras de Gangotri até seu encontro com a Baía de Bengal, o Ganges corta o território indiano servido de fonte de água potável, pesca e turismo às cidades banhadas por ele.
As cidades mais próximas de sua nascente ainda contam com um Ganges de aguas límpidas e que atraem muitos turistas.
Inclusive, há várias excursões para a prática de rafting no Ganges, algo que nós aqui do Viajando Fácil fizemos algumas vezes e recomendamos! As corredeiras do percurso não necessitam de experiência prévia e o visual é fantástico.
Então vamos ao nosso quiz anônimo?
Leia com atenção as nossas dicas e responda a seguir:
Durante seu caminho, a cerca de 250km de sua nascente, o Rio Ganges cruza uma cidade que tem fama internacional. Você consegue acertar o nome desta cidade através das dicas que listamos abaixo?
1. Está localizada no norte do país, no estado de Uttarakhand
2. É conhecida como a porta de entrada para o Himalaia e a capital mundial do yoga
3. Devido ao Ganges, recebe milhares de peregrinos e turistas a cada ano
4. O rafting pode ser feito nas águas límpidas dessa área do rio Ganges
5. Está localizado a 25 km de Haridwar, outra cidade sagrada para os hindus.
6. Tornou-se famosa em 1968, quando os Beatles visitaram a cidade a convite de seu guru Maharishi Mahesh Yogi.
Eu estive por várias vezes nesta cidade e tive a oportunidade de fazer rafting nas águas limpas e geladas do Ganges por duas vezes.
O rio aqui ainda é bem limpo e vale a pena o mergulho.
Na foto, estou recebendo uma benção de um indiano vestido de Hanuman, representação divina hindu, que simboliza o poder da fé!
Muy interesante la historia del rio ganges, su mitología, espiritualidad lo hacen aún más fascinante y misterioso. Debe ser toda una aventura estar allí y realizar rafting gracias viajandofacil_es!!!
Muy bonita historia , la mitologia es muy importante conocerla porque es la historia de los pueblos.gracias vuajandofacil.com por contarnos la husyoria del rio ganges.!!!