Gramado
brasil - América do Sul
Gramado – “A Suíça Brasileira”!
Esta bela cidade, localizada na “Serra Gaúcha”, no sul do Brasil, é o ponto turístico mais importante do Estado do Rio Grande do Sul. Sua arquitetura colonial destaca o legado europeu, principalmente alemão e italiano, que chama a atenção juntos às suas belezas naturais, como as cadeias de montanhas, vales, os riachos cristalinos e as florestas de pinheiros que combinam com seu clima que varia de temperado a frio. Famosa por seu chocolate e por se cobrir de hortênsias (sua flor característica) entre Novembro e Fevereiro, Gramado é um dos destinos mais procurados do Brasil.
Como chegar a Gramado
Transporte em Gramado
Como a cidade é pequena, é fácil se locomover. Os principais pontos turísticos e alguns museus estão localizados no centro da cidade e podem ser visitados a pé, enquanto admira a bela arquitetura do local. Para ir a lugares mais distantes como o Lago Negro, o famoso e super “instagramável” Pórtico de Gramado ou alguns museus a caminho de Canela, você pode solicitar um Uber, que é bem rápido de conseguir e com tarifas baixas. Para ir ao parque Caracol ou ir até Canela, você pode ir de ônibus do terminal no centro da cidade ou pedir Uber, já que as distâncias são entre 6 e 8 km.
Principais Atrações em Gramado
Museus
Parques Naturais:
Cachoeira do Caracol
Caminhando pela cidade
Igreja Matriz de São Pedro, Igreja Luterana, Rua Coberta Gramado, Fonte do Amor Eterno, Praça das Etnias, Rua Torta, Prefeitura Municipal de Gramado, Estátua de Kikito
Pontos Turísticos mais afastados:
Lago Negro, Pórtico de Gramado, Castelinho Caracol
Cidade Turística próxima:
Canela
Viajando Fácil
Nossa História em Gramado
Bibi
Gramado é uma cidade pequena e tranquila nas montanhas, com um ar colonial que a torna única e uma arquitetura que te transporta para a Europa. É uma cidade muito aconchegante, no entanto, é muito fria (muuuuuito fria para o meu gosto).
Vale a pena visitar os pontos turísticos da cidade caminhando e tirando fotos. Eu andei por todos os lados, tirei fotos das belas paisagens e entrei nas lojas de chocolates (onde oferecem deliciosas amostras) enquanto procurava a próxima cafeteria, para tomar mais um café ou chocolate quente e espantar o frio. Os pontos que mais chamaram minha atenção além da avenida principal que atravessa Gramado foram: a Rua Torta, que é muito bonita porque é um caminho com curvas subindo a montanha; a Igreja de São Pedro por sua arquitetura; a Prefeitura; a Praça das Etnias e a Rua Coberta, onde há deliciosos restaurantes, principalmente de comida italiana.
Para ir ao Lago Negro e ao Pórtico pegamos um Uber. O pórtico é ótimo para fotos e o Lago Negro é agradável para um passeio no parque ao redor do lago. No dia em que estivemos lá, estava muito frio e havia um pouco de neblina, então eu recomendo ir nos dias mais quentes para aproveitar melhor.
Também fomos a museus. Vale a pena conhecer o Mini Mundo, que é um parque ao ar livre com réplicas de monumentos e edifícios ao redor do mundo em dimensão 24 vezes menor do que na realidade. Essas réplicas constroem uma cidade em miniatura e a história da família que o criou é muito interessante. Estivemos no Reino do Chocolate, onde vimos esculturas feitas em chocolate e no Mundo a Vapor. Existem muitos outros museus em Gramado para escolher, de acordo com os gostos de cada pessoa.
Por fim, também fomos a Canela. Uma pequena cidade próxima a Gramado, muito bonita, com uma bela catedral (Catedral de Nossa Senhora de Lourdes) conhecida como Igreja de Pedra, pois é feita de basalto no estilo gótico inglês. Também possui uma rua principal cheia de restaurantes com boas opções gastronômicas. Nos arredores, encontra o Castelinho, ou Castelinho Caracol, um casarão do início do século XX construído em estilo europeu e que funciona como museu. Quando fomos, estava fechado, então tivemos que nos contentar em vê-lo de fora.
Para os amantes da natureza, uma boa opção é ir ao parque Caracol para ver a cachoeira. Há trilhas para visitar o pé e o topo da montanha, ou também um teleférico que leva ao mirante da cachoeira. Vale a pena visitar em dias claros com bom tempo.
Agora que você sabe mais sobre Gramado no Brasil, conte-nos o que mais te impressionou nesse lugar?
Você sabia da influência européia no sul do Brasil?
Deixe-nos o seu comentário e siga-nos nas redes sociais para não perder mais destinos como este.